Estudante da UESC ganha concurso ´Idéias Inovadoras´ da Fapesb
A estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM), da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, Sara Pereira Menezes, conquistou o primeiro lugar na categoria Pós Graduando Strictu sensu, na 5º edição do concurso Idéias Inovadoras promovido pela (FAPESB) Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia
O objetivo do concurso é a disseminação da cultura de empreendedorismo no estado da Bahia premiando o 1º lugar com R$ 15.000 e Consultoria da Villagen Marcas e Patentes. Sara concorreu com a proposta de inovação "Proteína antifúngica TCPR-10 mutante: uma biomolécula recombinante na imunoterapia alérgeno-específica". Trata-se do resultado do trabalho de mestrado da estudante sob a orientação dos professores/Drs. Abelmon da Silva Gesteira e Jane Lima dos Santos e colaboração dos professores/Drs Fabienne Micheli e Carlos Priminho Pirovani.
A proposta apresenta como inovação a produção de uma proteína mutante, por técnicas de engenharia genética, com propriedades imunoterápicas alérgeno-específica para utilização na indústria farmacêutica de vacinas recombinantes.
De acordo com Sara Menezes "atualmente, o avanço biotecnológico com o surgimento da tecnologia do DNA recombinante intensifica a busca por biomoléculas imunomodulatórias que poderão ser usadas na produção de vacinas para tratar doenças alérgicas. Estudos prévios indicam que o potencial desta proteína pode ser usado tanto no diagnóstico de pacientes com reações alérgicas quanto no tratamento de alergias que causam inflamações das vias aéreas."